Porto de Bargny-Sendou é terminado em Março.

A obra de construção do Porto de Bargny-Sendou, um projeto iniciado pelo Estado do Senegal em 2020, para apoiar os grandes volumes de importação e exportação de minerais, hidrocarbonetos e cereais dentro e com impacto na África Ocidental, termina de ser construído ainda em Março deste ano, 2022.

O anúncio foi feito na sequência de uma visita de inspeção ao local realizada no início deste mês por Alioune Ndoye, o Ministro da Economia Marítima.

O porto terá uma capacidade inicial de 20 milhões de toneladas e movimentará 15 milhões de toneladas de matérias-primas no primeiro ano de operação, de acordo com a Senegal Minergy Port (SMP), empresa senegalesa criada para empreender o desenvolvimento do projeto.

O porto de Bargny-Sendou está estruturado em 3 terminais. 

O primeiro terminal, com capacidade de 2,5 milhões de toneladas, será reservado para o tratamento de cargas líquidas e servirá também como depósito de derivados de petróleo e armazenamento de gás. 

O segundo terminal será dedicado a minerais como fosfatos, ferro, bauxite e outros, enquanto o terceiro terminal será destinado a receber mercadorias como grãos ensacado, oleaginosas, e materiais de construção.

O projeto do porto de Bargny-Sendou irá desobstruir a capital, Dacar, e fornecer aos usuários um ativo de infraestrutura moderna que irá facilitar a chegada de grandes navios e, consequentemente, levar a uma redução considerável nos custos de carga e descarga de produtos importados e exportados por via marítima.

Após a conclusão de todas as obras de construção, o Porto de Bargny-Sendou será o maior porto de cerealífero de toda a região da África Ocidental.

Até agora, Sendou vive da pesca mas espera-se que o porto deva ter um impacto em melhorar a coesão social na região e os jovens serão os primeiros beneficiários dos 2.500 empregos criados pela construção do porto.

Este porto e a nova zona industrial respetiva ajudará a melhorar a abertura marítima do Senegal e aproveitar a sua posição geográfica privilegiada na orla marítima do continente.

 

O que pensas sobre isto? Achas que este porto de Bargny-Sendou vai beneficiar os agricultores? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © ETERMAR - Engenharia e Construção, S.A.
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.