Portugal-Marrocos: Interconexão elétrica é “fundamental” para os portugueses.

O Primeiro-Ministro português, António Costa, descreveu a interconexão elétrica entre Portugal e Marrocos como “fundamental”, sublinhando que o Reino poderia ser uma alternativa para o abastecimento da Europa.

“A interligação com Marrocos é fundamental. Se conseguirmos produzir energia renovável a partir de fontes solares a um custo inferior, Marrocos, por muitas razões, poderá fazê-lo”, disse António Costa durante um debate no Parlamento português, conforme noticiado pelo Jornal Expresso, mencionado pela aicep.

“Marrocos poderá fornecer a Europa de uma forma significativa”, observou o Primeiro-Ministro português, acrescentando que “este é um novo nicho de cooperação com África que podemos e devemos desenvolver para termos segurança energética”, acrescentou Costa.

Segundo o Primeiro-ministro português, o seu país “poderia ser uma porta de entrada para energia limpa ou energia de transição limpa de países terceiros”. A Europa deve diversificar as suas fontes de energia e já não pode depender da Rússia, Turquia ou Argélia”, sublinhou ele.

Lembramos que no âmbito do Roteiro para o Comércio de Eletricidade Sustentável (SET), Marrocos, Alemanha, Espanha, França e Portugal procuram integrar os seus mercados de eletricidade verde em vários projetos de exportação de eletricidade e estão a ser estudadas “moléculas verdes” entre as duas costas do Mediterrâneo.

Recorde-se que muito antes da pandemia, o Marrocos começou a implementar um modelo de desenvolvimento baseado em energias renováveis ​​e uma visão sustentável.

Em 2009, o país iniciou uma transição energética com o objetivo de desenvolver energias renováveis, apoiando a eficiência energética com o objetivo de ter 52% de energia renovável até 2030.

Mais recentemente a União Europeia considera a cooperação trilateral UE-Marrocos-África como um elemento essencial do Acordo Verde Marrocos-UE que está a ser concluído. O Acordo Verde Europeu também viu um interesse crescente na experiência de Marrocos e seu potencial renovável.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.