Os preços em Cabo Verde já caíram 0,6% este ano, devido à conjuntura económica provocada pela pandemia de covid-19, devendo ficar abaixo da previsão do Governo, revista, para 2020.

Segundo o mais recente Índice de Preços no Consumidor (IPC) divulgado esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde, os preços caíram em outubro 0,1%. Apenas em fevereiro (antes da pandemia) e em julho (logo após o desconfinamento que se seguiu a dois meses de estado de emergência em Cabo Verde) é que foram registados pelo INE aumentos mensais nos preços.

Antes da pandemia, o Governo cabo-verdiano previa para 2020 uma inflação acumulada, de janeiro a dezembro, de 1,2%, mas no Orçamento revisto em agosto, devido à crise económica provocada pela covid-19, reduziu a previsão para este ano para 1,0%. Esse valor dificilmente será atingido este ano, tendo em conta que a inflação permanece em terreno negativo após dez meses.

Os preços em Cabo Verde tinham crescido 1,9% em 2019, o que ficou dentro do intervalo previsto pelo Governo, definido entre 1,5 a 2,0%.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.