Presidente Samia Hassan “construtora” do ano.
Atualmente a única mulher Presidente em África, desde Março de 2021, a Chefe de Estado da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan recebeu o Troféu Babacar Ndiaye 2022, que premeia personalidades que tenham tido um impacto na construção de infraestruturas de transporte em África, segundo comunicado de imprensa divulgada pela Acturoutes e lida por Mercados Africanos.
Primeira mulher a receber essa distinção, Samia Suluhu Hassan, foi nomeada vencedora do Troféu Africa Road Builders (Construtores de Estradas Africanos) – Babacar Ndiaye deste ano (2022).
A comissão de seleção para o prémio elogiou Hassan pela sua “liderança pessoal, enormes investimentos e empenho” no alargamento das estradas e da rede ferroviária na Tanzânia. “Enviamos as nossas calorosas felicitações à Presidente Samia Hassan e ao povo da Tanzânia”, disse o comité de seleção.
Os pontos altos que levaram o comité a decidir-se por ela, foram os seguintes:
O empréstimo de 290 milhões de dólares fornecidos pelo Banco Africano de Desenvolvimento para apoiar a revitalização dos transportes rodoviários, ferroviários e aéreos na Tanzânia.
O contrato de 172,2 milhões de dólares assinado com a China Corporation Limited para fornecer ao país 1.430 vagões de carga modernos para implementar o ambicioso programa ferroviário da Tanzania Railways Corporation.
O início da construção do projeto histórico de uma estrada circular exterior em redor da cidade de Dodoma.
Patrocinado pelo BAD, o Troféu Construtores de Estradas em África, Babacar Ndiaye (Africa Road Builders Babacar Ndiaye Trophy) é organizado pela Acturoutes, uma plataforma de informação sobre infraestruturas e estradas em África, e pela organização Media for Infrastructure and Finance in Africa (MIFA), uma rede de jornalistas africanos especializados em infraestruturas rodoviárias.
O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, recebeu o prémio em 2021.
O troféu foi instituído em honra de Babacar Ndiaye, Presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento de 1985 a 1995.
O troféu de 2022 será entregue na conferência final dos Construtores Africanos de Estradas, que está agendada para ter lugar à margem dos próximos Encontros Anuais do Banco Africano de Desenvolvimento, em maio 2022 em Acra, capital do Gana.
O que achas deste troféu? Deveria haver mais mulheres Presidentes em África? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © DR