Primeira Cimeira africana de defesa cibernética.

Coorganizado pela República do Togo e pela Comissão Económica das Nações Unidas para a África (CEA), a CIMEIRA de Segurança Cibernética será realizada em 25 e 26 de outubro de 2021 em Lomé (Togo).

Este evento reunirá Chefes de Estado e de Governo, dirigentes do setor privado e dirigentes da sociedade civil, a fim de estabelecer um diálogo de alto nível com vista a estabelecer um diagnóstico intransigente do fenômeno, a propor caminhos de cooperação e coordenação para responder aos desafios e questões urgentes enfrentados por todos os atores africanos na segurança cibernética.

No entanto recentemente o Governo Britânico já tinha mostrado disponibilidade de apoiar a criação de um centro africano de defesa cibernética.

Este centro operaria a partir da Etiópia, Gana, Quénia, Nigéria e Ruanda para ajudar a combater o crime cibernético nas economias em rápido crescimento e tomar medidas para garantir que haja um ciberespaço livre, aberto e pacífico face aos que procuram minar eleições e transformar a Internet num espaço sem lei.

Neste contexto o Governo Britânico disse que investirá para ajudar os países vulneráveis de África e do Pacífico a construir defesas cibernéticas para evitar que, segundo Londres, a China, Rússia e outros preencham o “vácuo no ciberespaço”.

Segundo Londres o investimento do Reino Unidos seria usado para apoiar as equipas nacionais de resposta cibernética, aconselhar campanhas de consciencialização de segurança online em massa e colaborar com a Interpol para a criação de um novo centro de operações cibernéticas em África.

“Temos que conquistar corações e mentes em todo o mundo para um espaço muito mais amplo, para a nossa visão positiva de um ciberespaço… Para o benefício de todo o mundo”, disse o ministro Britânico Dominic Raab.

“Francamente, também temos que impedir que a China, a Rússia e outros países preencham o vácuo multilateral. Isso significa fazer muito mais para apoiar os países mais pobres e mais vulneráveis, que estão mais em risco”, acrescentou ele.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.