Quénia e Tanzânia a caminho da livre circulação.

Em 2019, o volume de comércio entre a Tanzânia e o Quénia foi estimado em mais de 500 milhões de dólares. Mas os países vizinhos da África Oriental têm lutado regularmente com vários pontos de discórdia que dificultam o fluxo do comércio de um e do outro lado da fronteira.

Mas o fluxo comercial entre os dois países deve continuar a melhorar.

Ambos assinaram um acordo conjunto no sábado, 25 de setembro 2021 – após uma reunião bilateral de três dias – no qual se comprometem a facilitar os procedimentos para impulsionar o comércio internacional.

O documento foi rubricado entre o Secretário de Estado do Ministério do Comércio do Quénia, Johnson Weru e o seu homólogo da Tanzânia, Doto James.

Durante a reunião realizada em Mombasa, no Quénia, que contou com a presença de vários especialistas do setor, os dois países resolveram 12 dos 30 obstáculos que dificultaram o comércio até agora.

Os problemas resolvidos incluem sobretaxas sobre certos produtos de qualquer um dos países, restrições à circulação de pessoas e aumentos irregulares no custo da inspeção de mercadorias nas passagens de fronteira.

Sobre a livre circulação, por exemplo, os dois lados concordaram em acelerar a aprovação de autorizações de trabalho para profissionais que procuram emprego nos dois países.

Quanto aos restantes 18 problemas, principalmente de natureza administrativa, “foram recomendados prazos para a sua resolução completa até dezembro de 2021”.

A próxima reunião de acompanhamento ocorrerá em janeiro de 2022 na Tanzânia. A escolha da cidade de Mombaça não terá sido por acaso. Localizada na costa do oceano Índico é a segunda maior cidade do país, com cerca de 1,2 milhão de habitantes e no seu brasão encontra-se a inscrição em língua suaíle Utangamano kwa Maendeleo, que significa unidade para o desenvolvimento.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.