Quénia: Safaricom operacionaliza 5G já em 2022.

Durante 17 meses, a Safaricom tem vindo a experimentar e testar a 5G em Nairobi, Kisumu, Kisii e Kakamega. A empresa de telecomunicações está pronta para disponibilizá-lo oficialmente aos quenianos. Os ajustes finais estão previstos para o final do ano.

A operadora de telefonia móvel Safaricom anunciou o lançamento comercial de seus serviços de 5G no próximo ano (2022).

Ainda sem data definida pela direção da empresa, já que a mesma pretende adensar a infraestrutura relativa a esta nova tecnologia até ao final do ano.

Nesta quarta-feira, 22 de setembro 2021, Peter Ndegwa, CEO da Safaricom, disse que 200 torres de telecomunicações de 5G serão instaladas em outras partes do país para levar a ultra banda larga móvel a mais consumidores.

A líder do mercado de telecomunicações iniciou a operação em 26 de março de 2020 com a expertise tecnológica das empresas Nokia e Huawei. A operadora que não tinha planos iniciais de adotar a tecnologia de banda ultra-larga tão rapidamente, foi forçada a mudar de ideias devido à procura do consumidor por uma capacidade de dados móveis cada vez maior.

Entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, o volume de dados móveis consumido pelos quenianos passou de 110,6 milhões de gigabytes para 163,6 milhões de gigabytes, de acordo com a Autoridade de Comunicações (CA)

A concorrente da Safaricom, a Airtel Kenya, também começou a atualizar parte de sua infraestrutura de telecomunicações para prepará-la para a 5G. Em 6 de abril de 2021, a empresa anunciou a modernização bem-sucedida de mais de 600 sites de telecomunicações em Nairóbi, Mombaça e Malindi.

O lançamento comercial do serviço de 5G pela Safaricom deve ajudar a desenvolver ainda mais o seu segmento de negócios orientado para de dados móveis.

No seu relatório financeiro de 2020, a Safaricom revelou que a receita do segmento de voz diminuiu 1,4%, contra um crescimento de 12,1% e 10,7% nos segmentos de dados móveis e fixos.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.