RDC adere à Comunidade da África Oriental.

A República Democrática do Congo (RDC) foi oficialmente admitida na Comunidade da África Oriental (EAC na sua sigla em Inglês) a 29 de Março de 2022 durante a 19ª Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado da EAC.

Ao dirigir-se aos Chefes de Estado da EAC, o Presidente Uhuru Kenyatta, que é o seu presidente em exercício, disse que a admissão da RDC no bloco permitiria à Comunidade alcançar o tão necessário desenvolvimento baseado nas economias de escala.

“Hoje, dia 29 de Março de 2022, é um dia histórico na história da EAC, pois admitimos a RDC na nossa organização. Já consideramos e concordamos, durante a nossa sessão à porta fechada, e a Cimeira tomou a decisão de admitir a RDC na EAC”, disse o Presidente Kenyatta.

“A admissão da RDC na EAC é histórica, não apenas para os nossos países, mas para nosso continente em geral”, acrescentou ele.

“Para as pessoas que buscam prosperidade, essa é uma questão muito importante. Congratulamo-nos com a República Democrática do Congo na EAC”, disse o Presidente Yoweri Museveni de Uganda.

“Agora precisamos trabalhar pela paz no leste do Congo, porque essa região vem enfrentando problemas há algum tempo”, sublinhou o líder ugandês.

“Dou os parabéns aos nossos irmãos e irmãs da RDC e desejo-lhes as boas-vindas à EAC. Peço a todas as instituições da EAC que acelerem os processos de admissão de acordo com o Tratado e as nossas regras de admissão”, disse o presidente Paul Kagame de Ruanda.

“É a nossa expectativa que a República Democrática do Congo ratifique a admissão a tempo para permitir que a Comunidade beneficie da integração”, explicou a presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan.

“A união beneficiará a Comunidade para alcançar a sua agenda de integração”, avançou o vice-presidente do Burundi, Prosper Bagobanza.

O Ministro do Sudão do Sul no Gabinete do Presidente Barnaba Marial Benjamin representou o Presidente Salva Kiir.

 

O que achas da entrada da RDC na organização da África Oriental? Vai trazer-lhe benefícios? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © DR
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.