RDC: FMI desbloqueou 230 milhões de dólares.

A chefe da missão do FMI para a RDC, Mercedes Vera-Martin, anunciou a 27 de outubro de 2021 em Kinshasa, o próximo desembolso de um montante de 230 milhões de dólares e que corresponde à segunda parcela do programa de três anos que o país assinou com o FMI, após o endosso, em dezembro 2020, do relatório dos serviços técnicos do fundo, pelo seu conselho de administração.

O anúncio foi feito durante um encontro entre Mercedes Vera-Martin e o primeiro-ministro Sama Lukonde que, segundo a enviada do FMI, permitiu “discussões muito produtivas sobre a situação macroeconómica” na RDC.

“Cabe a nós anunciar um acordo sobre a primeira revisão de programas no âmbito do contrato de Extensão e Crédito. As autoridades continuam determinadas a criar reservas para se protegerem contra choques extremos, melhorar a governança e o clima de negócios, bem como fortalecer a transparência e o plano para estimular o investimento público e gastos sociais dependendo dos esforços do governo. O Governo também está a mobilizar receitas, reduzir gastos não prioritários e também garantir o uso eficiente e transparente de recursos patrimoniais, incluindo os da alocação de Direitos Especiais de Saque (DES)”, explicou ela à imprensa.

O acordo formal concluído em julho de 2021 pela RDC e o FMI inclui uma Linha de Crédito Alargada (ECF) de 1,5 mil milhões de dólares a ser desembolsada em 7 parcelas em 3 anos. A instituição com sede em Washington já tinha desembolsado na altura uma primeira parcela de 216 milhões ao país.

De notar que, para além do empréstimo de 1,5 mil milhões de dólares, a RDC beneficiou, no passado mês de Agosto, com 1,5 mil milhões de dólares em direitos de saque especiais, dos 650 mil milhões que o FMI disponibilizou globalmente, para todas as suas operações, como apoio à recuperação pós pandemia Covid-19.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.