RDC: investimento chinês de 250M no lítio.

O bilionário chinês Pei Zhenhua e a sua empresa CATH estão entre as empresas chinesas que negociaram acordos de investimento em projetos africanos de lítio em 2021.

Na RDC, a finalização da parceria com a australiana AVZ estava sujeita, até agora, a condições.

Na RDC, a AVZ Minerals chegou a um acordo com seu parceiro chinês Suzhou CATH Energy Technologies, para acelerar a finalização do investimento de 240 milhões de dólares prometido por este último em setembro de 2021.

De acordo com os termos da transação inicial, os fundos prometidos pela CATH para o desenvolvimento da mina de lítio de Manono só poderiam ser libertados mediante o cumprimento de várias condições, nomeadamente a concessão da licença mineira pelo Estado congolês, a assinatura de uma convenção mineira e uma decisão final de investimento positiva.

As duas partes concordaram agora em dispensar esses pré-requisitos para lançar efetivamente a sua joint venture.

A chinesa CATH deve, portanto, ter uma participação de 24% no projeto Manono e trabalhar com a AVZ para mobilizar o financiamento restante no início das obras.

De acordo com o estudo de viabilidade de Abril de 2020, é necessário um total de 545,5 milhões de dólares para iniciar a produção de lítio no projeto.

“A finalização de nosso acordo com a CATH fornece certeza de financiamento para avançar no desenvolvimento do projeto Manono, aguardando a concessão de nossa licença de mineração e acordo de desenvolvimento em colaboração com o governo da RDC”, comentou o CEO da AVZ, Nigel Ferguson.

Vale lembrar que as vendas de veículos elétricos mais que dobraram em 2021, confirmando o boom anunciado há tantos anos.

Uma explosão que vem acompanhada de maior procura por lítio e preços crescentes, fatores que certamente levam a AVZ e seu parceiro chinês a acelerar os seus planos.

 

O que achas dos investimentos chineses? Será que África já não consegue passar sem a china? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.