O Rawbank, um importante ator do setor bancário na República Democrática do Congo e o Fundo Africano de Garantia, instituição financeira para o financiamento de PMEs em África, concluíram um acordo com o objetivo de aumentar as linhas de garantia concedidas ao Banco no montante total de 35 milhões de dólares.

Esta garantia de financiamento será inteiramente consagrada às PME qualificadas para financiamento “verde”. Este programa é dirigido a empresas que desenvolvam atividades relacionadas com a eficiência energética, energias renováveis, agricultura, gestão de recursos naturais inteligentes ou mesmo seguros climáticos.

“Estamos muito satisfeitos com o aumento desta linha de financiamento, que reflete a confiança depositada no Rawbank pelos seus parceiros pan-africanos. O Fundo de Garantia Africano mais do que duplicou os acordos que concluímos em 2016 e 2017. Este novo acordo irá permitir-nos continuar a ajudar as PME congolesas que trabalham pela preservação do ambiente no nosso país”, declarou Mustafa Rawji, Diretor Executivo do Rawbank.

Graças à confiança concedida por parceiros internacionais, incluindo o Banco Africano de Desenvolvimento e a Shelter Afrique, o Rawbank tornou-se o principal parceiro das PME na RDC.

O Banco desenvolveu o programa Lady’s First com o objetivo de capacitar empresárias, facilitar o acesso ao financiamento e, assim, desenvolver o tecido econômico local.

No início deste ano, o Rawbank recebeu 20 milhões de dólares do Trade Development Bank para apoiar grandes empresas e PMEs congolesas afetadas pela pandemia Covid-19.

“O Rawbank é um parceiro de longa data. Desde a sua criação, o Banco tem apoiado PMEs e, portanto, participado do desenvolvimento do tecido económico local. As empresas que trabalham para preservar o meio ambiente na República Democrática do Congo encontraram sérias dificuldades no ano passado. Com esta linha de garantia, terão no Rawbank um parceiro bancário confiável”, disse Jules Ngankam, Diretor Executivo do Fundo de Garantia Africano.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.