Ruanda: 30 milhões de euros no setor empresarial.

O Banco de Desenvolvimento do Ruanda (BRD) espera receber do Banco Europeu de Investimento (BEI) uma nova linha de crédito de longo prazo de 30 milhões de euros, em benefício das empresas ruandesas, por meio do seu mecanismo de resposta rápida à crise Covid-19 na África Oriental, e pelo próprio mecanismo do BRD.

O financiamento do BEI foi concluído a 23 de Novembro de 2021 em Kigali no âmbito de um acordo de financiamento assinado entre Uzziel Ndagijimana, Ministro das Finanças do Ruanda, Thomas Ostros, Vice-Presidente do BEI, e Kampeta Sayinzoga, Diretor Executivo da BRD.

“Estamos honrados em receber este investimento do Banco Europeu de Investimento para facilitar o desenvolvimento do setor privado, especialmente das pequenas e médias empresas … Mais especificamente, este investimento permitirá ao BRD fornecer empréstimos de longo prazo a empresas prontas para investir diretamente no processo de recuperação de Ruanda. ” Disse o Diretor Administrativo Kampeta Sayinzoga.

O novo plano de financiamento direcionado incluirá apoio para empresas nos setores mais afetados pelos desafios comerciais, económicos e de saúde desencadeados pela pandemia e desbloqueará investimentos para acelerar a recuperação do setor privado após a pandemia.

“Os 30 milhões de euros para novos financiamentos que serão geridos pelo Banco de Desenvolvimento de Ruanda e que foram acordados entre as três instituições ajudarão a fortalecer a recuperação económica no Ruanda após a epidemia disse Thomas Östros, Vice-Presidente do Banco Europeu de investimento.

O acordo de financiamento BRD-EIB segue-se ao do mês passado (outubro), onde o Ruanda foi o primeiro país da África Oriental a beneficiar do mecanismo de resposta simplificado COVID-19 para África Oriental, com um montante de 175 milhões de euros.

O Banco de Desenvolvimento de Ruanda, (BRD), é um banco de desenvolvimento licenciado pelo Banco Nacional do Ruanda, que é o regulador bancário nacional.

O que pensas sobre isto? Será que o Ruanda vai saber aproveitar a ajuda? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo dá um “gosto/like”.
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.