Ruanda: Banco de Kigali lucra 23 milhões de dólares

O Banco de Kigali (Grupo BK) anunciou nesta sexta-feira, 3 de setembro 2021, que registou um lucro líquido de 23 milhões de dólares no primeiro semestre de 2021 contra 16 milhões de dólares no mesmo período de 2020, um aumento de 40%.

O crescimento foi impulsionado principalmente pela receita de juros, aumentando 30% para 66 milhões de dólares, apoiados pelo crescimento em empréstimos líquidos e adiantamentos a clientes de 817 milhões de dólares 910 milhões de dólares.

De acordo com estatísticas bancárias, a receita não proveniente de juros aumentou 43,9% para 9 milhões de dólares devido ao crescimento do lucro líquido, apesar de um aumento de 46,1% nas despesas operacionais.

“Estou confiante de que nosso desempenho continuará a melhorar, tornando o BK ainda mais atraente para os investidores que buscam retornos sólidos e estáveis”, disse Diane Karusisi, diretora administrativa do Grupo BK .

O Bank of Kigali espera manter a trajetória de crescimento na segunda metade do ano 2021, ajudado em parte por medidas mais flexíveis de controle da Covid-19.

No ano passado 2021, o Grupo BK registou uma queda de 4,1% no lucro que se deve ao aumento das moratórias nos pagamentos de empréstimos devido ao coronavírus.

Listado nas bolsas de valores de Nairobi e Kigali, o Grupo BK é o maior banco comercial de Ruanda em termos de ativos e tem uma base de 68 agências nas principais cidades do país.

O Bank of Kigali é o maior banco comercial de Ruanda em ativos totais. A 31 de dezembro de 2019, os ativos totais do banco eram avaliados em 1,1059 milhões de dólares

A Global Credit Ratings afirmou a notação de longo e curto prazo na escala de “AA –“ e “A1+”, respetivamente; com uma perspetiva estável.

O BK ganhou vários prémios internacionais e regionais consecutivos de “Melhor Banco do Ruanda”, incluindo da EuroMoney, The Banker, Global Finance Magazine e EMEA Finance.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.