O presidente da FIFA, Gianni Infantino, inaugurou na sexta-feira, 19 de fevereiro, o Escritório de Desenvolvimento Regional em Kigali (RDO), após um acordo de parceria entre a FIFA e o Ruanda.

A assinatura e inauguração do escritório contaram com a presença de delegados dos Presidentes das Associações Membros da FIFA na região do CECAFA.

O escritório regional da FIFA em Kigali terá o mandato de coordenar todas as atividades relacionadas em fornecer orientação estratégica às associações dos países  membros da FIFA na Africa de Leste e fornecer recomendações à sede da FIFA para apoio ao desenvolvimento do futebol na região.

Ao lançar o escritório, Infantino  disse que “Decidimos abrir este escritório regional porque estamos cientes de que precisamos fazer mais pelo desenvolvimento do futebol, organização de competições e nós precisamos de fazer mais pela África Oriental, porque isso faz parte de uma grande paixão pelo futebol. A principal tarefa deste escritório não é organizar reuniões, mas sim desenvolver o futebol ”.

O presidente do Ruanda, Paul Kagame ao dar as boas-vindas à FIFA em Kigali disse que a abertura do Escritório mostra o compromisso da FIFA em desenvolver o futebol na África Oriental, principalmente nos países membros do CECAFA: Burundi, Djibouti, Etiópia, Eritreia, Quénia, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Tanzânia, Uganda e o país anfitrião, Ruanda

“Precisamos desenvolver os nossos talentos e concentrar-nos no que podemos fazer e este escritório dará os incentivos para organizar eventos, competições, academias para garantir que os nossos filhos joguem em programas estruturados nas academias e possam crescer e mostrar ao resto da África e ao mundo o que pode ser feito nesta região ”, acrescentou.

“Desejamos reiterar o nosso compromisso de trabalhar em estreita colaboração com a FIFA para usar o futebol como um veículo para promover as principais prioridades da nossa região e de África, como educação e desenvolvimento infantil com o programa de futebol nas escolas”, disse ele.

O Ruanda tornou-se o terceiro país africano, depois do Senegal e da África do Sul, a ter um escritório de desenvolvimento regional da FIFA e o 11º em todo o mundo ao lado da Índia, Malásia, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Barbados e Emirados Árabes Unidos.

Espera-se que este escritório venha a ter um papel fundamental na promoção do futebol na região da África Oriental, e isto a partir da base.

Flickr ©

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.