No final do resultado da primeira volta das eleições presidenciais de 18 de julho de 2021, os candidatos dos dois principais partidos de São Tomé e Príncipe enfrentar-se-ão diretamente na segunda volta após terem conquistado os dois primeiros lugares num país considerado um dos modelos de democracia parlamentar em África, em particular na Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

Carlos Vila Nova o candidato do principal partido da oposição – Ação Democrática Independente (ADI, centro-direita) – do qual é membro o presidente cessante, ficou em primeiro lugar com 39,47% dos votos expressos, segundo dados publicados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Ele vai enfrentar no segundo turno previsto para 8 de agosto, Guilherme Posser da Costa do partido mais antigo do país, pilar da coligação governamental maioritária no parlamento, o Movimento pela Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP, centro-esquerda) que ficou em segundo lugar com 20,75% dos votos.

Já o presidente da Assembleia Nacional, Delfim Neves, integrante da coligação governamental, obteve 16,88% dos votos.

Segundo dados provisórios, a abstenção ficou em 32,24% no domingo.

Os resultados oficiais terão de ser divulgados posteriormente pelo governo, mas não devem ser muito diferentes dos anunciados pela comissão eleitoral.

Segundo as informações que circulam o candidato Guillerme Posser Da Costa, que ficou na segunda posição, está bem posicionado para angariar o apoio decisivo do candidato que ficou na terceira posição Delfim Neves e de outros 4 candidatos, todos integrantes da coligação governamental que decidiram concorrer como independente.

Não está nada fechado e os resultados da segunda volta vão depender muito da comparência dos eleitores nas urnas.

O candidato que saiu à frente na primeira volta e que é apoiado pelo ex-primeiro-ministro Patrice Trovoada, parece já não ter aonde ir buscar mais votos ao passo que Guillerme Posser da Costa ainda pode vir a conseguir votos adicionais.

Enquanto se aguarda a proclamação final dos resultados pelo governo, as negociações políticas marcam a atualidade do arquipélago.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.