Pela primeira vez em 45 anos os são-tomenses passam um réveillon condicionado às medidas sanitárias impostas pelo governo para evitar a propagação da Covid-19.

O presidente da republica, Evaristo Carvalho reconheceu quinta-feira (31/12) em mensagem do fim do ano a nação que “ a situação epidémica tem sido calma nos últimos tempos”, mas mesmo assim deve-se “manter a vigilância e adotar todas as medidas preventivas o organizativas e seguir à risca as orientações das autoridades competentes”.

O governo decretou, por isso um conjunto de medidas que incluem a criação de unidades conjuntas de forças de defesa e segurança (militares, agentes da policia e de corporação de bombeiros) que durante a noite de 31 de dezembro a 01 de janeiro vão percorrer o país na tentativa de evitar eventuais aglomerações excessiva de pessoas.

“Essa é uma das respostas no âmbito do atual contexto sanitário que vivemos e estando em curso o estado de calamidade”, justificou o ministro da defesa e Ordem Interna, Óscar Sousa.

O ministro da defesa reconhece que a medida “não é fácil” de se cumprir porque “o entendimento que as pessoas fazem dessa pandemia começa a desvanecer” e por isso “pode haver algum excesso”.

O ministro da defesa advertiu que as suas forças “vão ter que intervir para aconselhar os nossos concidadãos a respeitarem aquilo que são as medidas sanitárias decididas pelo governo”.

Tradicionalmente a população jovem são-tomense concentram-se as centenas e passam o réveillon nas discotecas, salões de convívio e atividades organizadas nas praias. Manjares e bebidas não faltam.

A pandemia de Covid-19 já matou 17 pessoas e infetou mais de um milhar e as autoridades querem manter a todo o custo o nível baixo da infeção dos últimos tempos e evitar também uma segunda vaga da doença.

O ministro da defesa reconhece que “há sempre resistência”, mas apela a “contenção” dos jovens e da população em geral a “ esperar pelo melhores dias”.

A juventude são-tomense é bastante liberal, mas o ministro da defesa é tido como o dirigente que toma “medidas musculadas”, esperando-se, por isso que haja algumas detenções.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.