Senegal: Diáspora contribui com 13% do PIB.

As transferências de dinheiro líquidas acumuladas recebidas por instituições de crédito no Senegal durante os primeiros nove meses de 2021 tiveram um aumento acentuado de 324,3 milhões de euros, ou 216,2 mil milhões de francos CFA em comparação com o mesmo período de 2020.

Esta informação é do Departamento de Moeda e Crédito do Ministério das Finanças e Orçamento.

Estas transferências líquidas (diferença entre as transferências recebidas e emitidas) ascenderam a CFAF 1089,1 mil milhões no final do período em análise 2021 contra CFAF 872,9 mil milhões um ano antes, um aumento de 24,8%.

O Senegal faz parte da lista de países cujo desenvolvimento é parcialmente financiado por sua diáspora.

Assim, o embaixador senegalês na França, Magatte Sèye, estimou que: “a diáspora senegalesa já contribui com quase 13% do PIB. Noutra área, a diáspora contribui do ponto de vista intelectual, com a Universidade Virtual do Senegal, que é uma plataforma extraordinária, que hoje permite ao Senegal absorver um fluxo significativo de estudantes e que permite à diáspora também ajudar a construir uma comunidade intelectual e treinar nossos cientistas. “

Este aumento aconteceu apesar do Banco Mundial ter indicado no seu estudo Dados de Custos de Transferência Global do Banco Mundial, que a taxa de envio de 200 dólares entre países continua alta e representa uma média de 6,4% dos fluxos no primeiro trimestre de 2021.

Este número é mais do dobro da meta de 3% até 2030 definido pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Note-se de que é na África Subsaariana que é mais caro enviar dinheiro (8%) e no Sul da Ásia que a taxa é mais baixa (4,6%).

Os dados mostram que as taxas costumam ser mais altas quando os fundos são transferidos por meio de bancos, em vez de canais digitais ou operadoras que oferecem serviços de transferência de dinheiro.

O que pensas sobre isto? Estas transferências dos imigrantes é uma mais valia para o Senegal? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.