Senegal: Investir na agricultura, minas e PME.
O Senegal vai investir 161,62 milhões de euros para apoiar a abertura de zonas agrícolas e mineiras no norte do país e um milhão de euros no Programa de Aceleração Industrial, Competitividade e Apoio ao Emprego.
Segundo o ministro da Economia, Planeamento e Cooperação do Senegal, Amadou Hott:
Este financiamento “faz parte de uma dinâmica de recuperação económica, de aceleração da industrialização e de criação de emprego. O seu objetivo é apoiar o mecanismo de recuperação económica que foi validado no plano de ação prioritário ajustado e acelerado em setembro de 2020 pelo Presidente Macky Sall”.
O financiamento do Programa de Apoio à Aceleração Industrial no Senegal ajudará a competitividade das cadeias de valor prioritárias das micro, pequenas e médias empresas e aumentará o investimento privado e as parcerias público-privadas.
O objetivo do programa de abertura é contribuir para aumentar a produção de arroz e alcançar a autossuficiência em cereais e aumentar a produção mineira, particularmente de fosfatos no Senegal.
Os acordos assinados em Dakar com o BAD (Banco Africano de Desenvolvimento) a 28 de Janeiro2022 e que permitem este financiamento através de um empréstimo do BAD, sobre o qual, o seu presidente Akinwumi Adesina disse:
“O desenvolvimento de África depende do empoderamento das mulheres e da juventude [….] “Precisamos de desenvolver cadeias de valor e competências para a sua gestão, e as pequenas e médias empresas têm um grande papel a desempenhar neste processo”.
O financiamento de 1 milhão de dólares ajudará a reforçar a capacidade das pequenas e médias empresas no Senegal e será implementado através de duas componentes: formação de PME, e diagnósticos empresariais e transferência de tecnologia.
Foi também assinado um acordo de financiamento de 4 milhões de dólares para um projeto de empoderamento para facilitar o acesso das mulheres empresárias aos contratos públicos. O projeto faz parte da Iniciativa do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento para o Acesso das Mulheres ao Financiamento (AFAWA).