Senegal passa de Ba3 negativo a positivo.

O Senegal viu a perspetiva de crédito em moeda estrangeira, associada à sua notação Ba3 de longo prazo, mudar de negativa para estável na escala de uma das três grandes agências de classificação global, Moody’s, segundo um relatório da agência lida por Mercados Africanos.

No seu relatório datado desta sexta-feira, 18 de Março de 2022, a agência de classificação americana explica que a subida da perspetiva reflete uma maior probabilidade de que o peso da dívida pública (67% do PIB) se estabilize e, na ausência de choques inesperados, inicie uma curva descendente ao longo dos próximos anos.

Esta dinâmica descendente do peso da dívida irá reforçar-se, em particular, à medida que os projetos de energia arrancarem e reforçarem consideravelmente o crescimento económico.

Os analistas da Moody’s também consideraram que o Senegal beneficia de alguma resiliência às implicações globais da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Por seu lado e segundo os economistas da agência americana, a consolidação fiscal será um processo demorado devido às elevadas pressões de gastos, mas será apoiada por acordos do FMI em andamento, bem como por esforços para fortalecer a geração de receita doméstica.

O relatório reflete a visão de que o perfil de crédito do Senegal permanece consistente com um rating Ba3.

Ainda segundo a Moody’s a adesão à União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) reduz significativamente os riscos decorrentes dos elevados níveis de dívida em moeda estrangeira do Senegal e mitiga os riscos decorrentes de défices consideráveis da conta corrente.

Apesar de uma forte perspetiva de crescimento, a riqueza e a competitividade económica permanecem baixas em termos globais e em relação a outros países de notação similar.

As perspetivas de hidrocarbonetos do Senegal apoiam o potencial de crescimento da economia a longo prazo, mas a estratégia de gás para energia do governo também apresenta o potencial de gastos públicos mais elevados do que o previsto.

 

Oque achas desta avaliação do Senegal? As empresas de rating, estarão a mudar a sua opinião sobre África? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2022 Francisco Lopes-Santos 
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.