A Alemanha fornecerá uma doação não reembolsável de 20 milhões de euros ao Senegal para apoiar o projeto do Institut Pasteur de Dacar (IPD na sua sigla francesa) para a produção local de vacinas contra Covid-19.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 17 de junho 2021, à margem de uma conferência de imprensa dada por Amadou Hott, Ministro da Economia, Planeamento e Cooperação do Senegal, e Gerd Müller, Ministro da Cooperação Económica da Alemanha em visita ao Senegal.

“O IPD é capaz de fazer esta produção em grande escala e o nosso país está pronto para apoiar esta iniciativa com um financiamento inicial de 20 milhões de euros”, disse o ministro alemão, acrescentando que a Alemanha fará o possível para garantir que o fundo esteja disponível o quanto antes para impulsionar o projeto, que visa produzir vacinas até o final do primeiro semestre de 2022.

Por sua vez, o ministro senegalês esclareceu que o IPD que existe há mais de 100 anos no Senegal e é aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1964 para a produção de vacinas contra a febre amarela tem feito um trabalho monumental durante esta crise sanitária .

Acrescentou que o Institut Pasteur, que já está à frente de muitos outros institutos, propõe um projeto estratégico, apoiado por todos os parceiros de desenvolvimento, em particular o Banco Mundial, a União Europeia e os Estados Unidos da América.

Durante a visita do ministro alemão, o Senegal e a Alemanha assinaram um memorando de entendimento para fortalecer a sua cooperação em várias áreas, incluindo saúde, emprego e energia.

Recorde-se que a Alemanha já tinha expresso o desejo de apoiar a produção de vacinas anti-Covid-19 na África em ligação com a União Africana.

A Alemanha escolheu o Senegal como parceiro estratégico para esta iniciativa, mas também para a criação de infraestruturas que permitirão ao continente ter autonomia para lutar contra este tipo de pandemia.

Recordamos que O IPD é um importante centro de pesquisa biomédica no Senegal e a sua influência estende-se à África Ocidental e além.

O IPD se destaca em 5 diferentes setores relacionados à saúde:

Pesquisa,

Diagnóstico, vacinação, dieta e meio ambiente

Educação, treinamento e desenvolvimento de talentos

Expertise e direção estratégica em saúde pública

Produção e distribuição de vacinas humanas

Herança de Louis Pasteur

Louis Pasteur, químico de formação, estará na origem das mais formidáveis ​​revoluções científicas do século XIX, nos campos da biologia, agricultura, medicina e até higiene. Ao iniciar suas pesquisas em cristalografia, Pasteur seguirá um caminho marcado por descobertas que o levarão ao desenvolvimento de uma vacina contra a raiva.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.