Sissoco Embaló, de volta de Paris, vai a Conacri negociar a saída de Condé.

Após ter acabado de regressar de Paris, onde esteve em visita oficial a convite de Macron, o que parecia impossível há dois meses finalmente vai acontecer.

O presidente Bissau-guineense, Umaro Sissoco Embaló, é esperado nesta quarta-feira, 20 de outubro 2021, em Conacri, para um “tête-à-tête” (conversa a privada) com o coronel Mamady Doumbouya, líder da junta militar no poder na Guiné-Conacri.

Segundo várias fontes, Sissoco chega à capital guineense para negociar a libertação de Alpha Condé, depois de não ter sido “bem-vindo” aquando da primeira missão da delegação de chefes de estado da CEDEAO em setembro 2021, chefiada pelo marfinense, Alassane Ouattara e ganês Nana Akufo Addo.

Pode parecer contraditório, mas o Presidente da Guiné-Bissau que afirma a sua proximidade com Denis Sassou Nguesso, grande amigo de Alpha Condé, leva, entre outras coisas, uma mensagem do seu homólogo congolês ao ex-presidente na qual Nguesso exprime o desejo de o receber de braços abertos em Brazaville.

Numa lógica de abertura com todos os seus vizinhos, o Coronel Mamady Doumbouya tem o prazer de receber seu “irmão de armas”, o General Embaló.

Resta saber se por um lado, o presidente da transição da Guiné-Conacri, resolverá libertar a sua “moeda de troca” que é o presidente deposto, Alpha Condé, que continua detido em local secreto e se por outro, Alfa Condé concordará em enterrar “o machado de guerra”, deixar de lado seu “ego enorme” para receber Embaló numa posição de degradação e fraqueza?

Como se sabe Sissoco Embaló e Alpha Condé nunca esconderam a sua inimizade.

Muito em breve saberemos se a junta deu luz verde para sua libertação, e se ele aceitará a mão estendida que o levará ao exílio que lhe foi oferecida pelo congolês Sassou Nguesso, ou mesmo o turco Recep Tayik Erdogan?

Estas são as grandes questões desta visita.

Se a sua missão tiver exito em Conacri, Sissoco Embalo, terá sem dúvida, marcado pontos na diplomacia oeste-africana.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.