Start-up: Egipto investe mais 15M de dólares.

A International Finance Corporation (IFC) anunciou neste domingo,10 de Abril 2022, um investimento de 15 milhões de dólares no Álgebra Fund II, o segundo fundo da empresa de capital de risco Álgebra Ventures, focado em start-up egípcias.

Após um investimento inicial de 10 milhões de dólares feito em 2016 no fundo egípcio de capital de risco Álgebra Ventures, a Sociedade Financeira Internacional (IFC na sua sigla em Inglês) está mais uma vez comprometida com o fundo egípcio, com a ambição de apoiar o dinâmico ecossistema de start-up do país.

O fundo financiará o crescimento de 20 start-up, principalmente no Egipto, mas também na África do Norte, embora em menor escala e terá como alvas empresas iniciantes administradas por mulheres ou sediadas em comunidades rurais.

“Estamos muito satisfeitos a votar a IFC como parceira no nosso segundo fundo, tendo investido no primeiro há mais de cinco anos, bem como diretamente nas nossas empresas […] Esperamos continuar a fortalecer a nossa parceria no futuro”.

Disse Tarek Assaad, sócio-gerente da Álgebra Ventures.

Através dessa operação, a Sociedade Financeira Internacional que está a fazer o seu segundo investimento de capital de risco, tinha em Dezembro de 2016, investido 10 milhões de dólares para o primeiro fundo da empresa, com o qual a Algebra Fund I apoiou 21 start-up locais e do norte da África.

Por meio desta operação, a IFC diz que quer “apoiar o florescente ecossistema de start-up e empreendedorismo na África”.

Somente neste mês de Fevereiro 2022, elas superaram todas as empresas de tecnologia do norte da África, com um total angariado de 70 milhões arrecadados em 18 operações.

No primeiro trimestre, somaram 202 milhões em recursos captados, mantendo o seu lugar no “big four” que reúne as quatro maiores nações africanas, mais bem financiadas do continente.

 

O que achas da corrida ao financiamento das start-up africanas? E da aposta em start-up administradas por mulheres? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2012 DR

close
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.