Start-up nigeriana lança plataforma de fácil acesso para comércio online

A nigeriana Bumpa apoia os comerciantes a movimentar negócios online (a partir dos telemóveis) sem a necessidade de conhecimentos de programação, segundo artigo publicado pelo magazine online da especialidade DISRUPTafrica.

Lançada em Fevereiro de 2021, por Kelvin Umechukwu e Adetunji Opayele, a start-up já conta com mais de 7.000 comerciantes, com uma taxa de crescimento de 50 por cento mês a mês. Os comerciantes já listaram mais de 30.000 produtos e completaram mais de 500.000 dólares em transações registadas.

A Bumpa planeia agora expandir-se mais rapidamente depois de ter obtido 200.000 dólares em fundos que provêm da Greencap Equity, HOAQ Club, Whogohost Venture Arm, Rizq Investment Group, Microtraction, DFS Labs, Aidi Ventures, Prosper Otemuyiwa, Oo Nwoye, Perfect Makanju.

O objetivo é atingir 200.000 comerciantes no próximo ano 2022, e também expandir a sua equipa e lançar novas funcionalidades para melhorar o apoio aos comerciantes.

A plataforma atual permite aos comerciantes criar uma loja de comércio eletrónico utilizando o seu smartphone, aceitar pagamentos online e offline, gerir o inventário, tratar da contabilidade, cumprir encomendas, acompanhar as vendas, requisitar pilotos de despacho, e envolver clientes.

“Construir o sistema operacional para as PME em África pode ser assustador, mas ter a equipa certa, investidores muito solidários e a melhor comunidade de clientes torna o trabalho divertido e muito mais fácil. Acredito que muitas pequenas empresas prosperarão à medida que começarem a tirar partido da tecnologia para o seu crescimento e estou muito entusiasmado com o futuro do comércio em África por causa do que estamos a construir em Bumpa”, disse Umechukwu ao magazine online, DISRUPTafrica.

Opeyemi Awoyemi, sócio empreendedor e fundador da Whogohost, disse que era difícil construir uma solução semelhante à Shopify-like que funcionasse bem para os pequenos comerciantes em África.

“A equipa Bumpa compreende bem isto – demorei menos de um minuto a montar uma loja no Bumpa. Eles estão a construir ferramentas adequadas ao mercado que irão digitalizar mercados informais e criar valor para milhões de vendedores existentes e estreantes”, disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.