Start-up queniana Copia Global “ataca” DHL.
Após a última captação de recursos em novembro de 2019, a retalhista eletrónica Copia Global que atende principalmente populações em áreas rurais no Quénia, concluiu com sucesso uma nova operação de angariação de recursos que serão usados para apoiar o seu desenvolvimento.
A Copia Global, empresa de comércio eletrónico queniana focada em pessoas em áreas rurais de baixa renda, conseguiu 50 milhões de dólares num financiamento da Série C liderado pela empresa de investimentos holandesa Goodwell Investments.
Copia Global, utilizará o capital para fazer crescer o seu modelo comprovado em toda a África Oriental e para se expandir para outros países africanos, estendendo o seu serviço a milhões de consumidores africanos mal servidos.
A empresa construiu uma rede de mais de 25.000 agentes, pequenos comerciantes que servem como pontos de encomenda e entrega, em todo o Quénia e Uganda. Isto permite aos clientes escolher como interagir com a Copia – online ou offline.
A operação contou com a participação de novos investidores como a Agência de Financiamento do Desenvolvimento dos Estados Unidos, a empresa de investimentos Zebu Investment Partners e a Koa Labs, que co-investiram ao lado o já presentes nos outros investidores que já tinham participado no primeiro financiamento da Copia Global.
“O modelo de e-commerce da Copia Global, foi projetado para atender as procuras do mercado africano […] Nós vemo-la como uma das próximas empresas de tecnologia a dar um passo à frente, assim como os telefones móveis estão em vantagem sobre os telefones fixos”
Disse Els Boerhof, diretor associado na Goodwell Investments.
Fundada no Quénia em 2013, Copia Global, combina tecnologia a uma rede de agentes locais para oferecer uma ampla oferta de produtos e uma entrega eficiente e fiável aos consumidores da “base da pirâmide”.
O seu serviço permite às famílias rurais o acesso a bens que de outra forma seriam difíceis de obter sem viajar para uma grande cidade.
Até à data, a empresa cumpriu mais de 10 milhões de encomendas, tendo-se expandido para o Uganda no ano passado.
Operando o seu próprio serviço de logística com tecnologia própria, Copia pode entregar nos locais mais remotos, mesmo em locais com infraestruturas rodoviárias deficientes ou falta de moradas, sem custos adicionais para o cliente. Os consumidores urbanos e da diáspora também podem utilizar o serviço para fazer compras para os seus entes queridos em casa.
“Embora a tecnologia móvel sustente tudo o que fazemos, é o foco incansável da Copia Global construir confiança – fornecendo preços baixos, produtos de qualidade, entrega fiável, e um serviço ao cliente intransigente – que tem permitido à Copia Global, ter sucesso num mercado que muitos consideraram impossível”
Disse Tim Steel, CEO da Copia Global.
O que achas desta empresa? Copia Global é um bom nome? Queremos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.