Tanzânia e Burundi, via-férrea de 282 quilómetros.

No final de 2021, a presidente da Tanzânia e o do Burundi concordaram em fortalecer o comércio, graças a uma nova via ferroviária e ambos os governos assinaram um acordo para começar a mobilizar o financiamento necessário para o projeto.

Os governos da Tanzânia e do Burundi acabam de assinar um memorando de entendimento para a construção de uma linha férrea entre os dois países, segundo anúncio foi feito pelo Ministério das Finanças da Tanzânia, num comunicado publicado através do Twitter, a 16 de Janeiro de 2022.

O acordo, assinado pelos ministros das Finanças e Infraestruturas dos dois países, visa enquadrar a construção de uma linha férrea que se estende por 282 quilómetros entre a cidade de Uvinza, na Tanzânia, e Gitega, no Burundi., dos quais,156 quilómetros da estrutura serão construídos na Tanzânia e os restantes 126 quilómetros no Burundi.

De acordo com o ministro das Finanças da Tanzânia, Mwigulu Nchemba, o custo da infraestrutura não deverá ultrapassar os 900 milhões de dólares e ambos os países disseram estar empenhados em mobilizar este financiamento.

Note-se que este acordo faz parte da estratégia do governo da Tanzânia para construir uma rede ferroviária SGR que ligará o porto de Dar es Salaam a vários países vizinhos que não têm acesso ao mar.

Segundo a presidente tanzaniana, Suluhu, esta linha férrea vai “transportar mercadorias, incluindo minerais – incluindo o níquel do famoso Musongati no Burundi – até ao porto de Dar es Salaam, para que possam ser exportados para o mercado internacional”.

Para além do Burundi, os projetos para densificar a rede ferroviária da Tanzânia também visam melhorar o comércio com Uganda, Zâmbia, RDC e Ruanda.

 

O que achas disto? A cooperação entre países africanos é benéfica para o continente? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.