Tanzânia: Pela primeira vez, uma mulher ministra da Defesa

A primeira mulher presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, nomeou uma mulher, Stergomena Lawrence Tax, como Ministra da Defesa e do Serviço Nacional. A primeira vez que isto acontece neste país da África Oriental.

Stergomena Tax, que passa a assumir a direção do Ministério da Defesa e do Serviço Nacional, sucede a Elias Kwandikwa, falecido no mês passado.

A nova “patroa” da Defesa era, até recentemente, Secretária Executiva da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), cargo que ocupava desde 2013. O seu mandato como Secretária Executiva da SADC terminou a 31 de agosto.

Portanto não será a primeira vez que Stergomena Tax estará sob os holofotes. A primeira mulher a servir como Ministra da Defesa desde a independência da Tanzânia foi também a primeira e única mulher a servir como secretária executiva da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

A presidente Samia ao falar da nomeação disse, nomeadamente: “O trabalho da ministra não é transportar armas ou artilharia, o seu principal dever é principalmente coordenar e gerenciar a administração e as políticas do ministério.”

“Essa não foi a única razão, mas também a sua vasta experiência adquirida no seu cargo anterior na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (Sadc), o que faz com que ela esteja ciente das questões de segurança na região,” disse a Presidente.

E acrescentou: “A Dra. Tax está bem informada sobre os compromissos das forças de segurança da Tanzânia em Moçambique e no Congo; dos seus sistemas e todos os detalhes sobre as suas operações”.

Enquanto liderou a SADC – organização intergovernamental criada em 1992 – Stergomena Lawrence Tax promoveu a cooperação política, socioeconómica, de segurança e integração entre seus 16 países membros.

Finalmente, a presidente da Tanzânia, sublinhou ao falar sobre sua decisão que para além de todas as qualidades de Stergomena Lawrence Tax, foi para quebrar o tabu de que o cargo só é adequado para homens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.