Togo: 45 milhões na emissão de UMOA-Titres.

O Togo lançou novos UMOA-Titres. Completou com sucesso nesta sexta-feira, 18 de Março de 2022, a sua 5ª saída do ano no mercado financeiro regional, mobilizando 30 mil milhões de FCFA (cerca de 45 milhões de euros).

A operação, realizada através de uma emissão de obrigações do tesouro assimiláveis (OAT) com valor nominal de 10.000 FCFA, tem um prazo de vencimento de 5 anos com uma taxa de juro fixa de 5,6% ao ano.

Segundo informação a que teve acesso Mercados Africanos, esta nova emissão lançada pela agência UMOA-Titres (Títulos) em colaboração com o Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), visa permitir ao emitente mobilizar as poupanças de pessoas singulares e coletivas.

Esta operação, surge com o objetivo de financiar o orçamento do estado como parte dos planos de recuperação económica para conter os efeitos da pandemia COVID-19 e regressar ao desempenho anterior à crise da saúde.

A emissão estava aberta a investidores socialmente responsáveis, mas também empresas ou indivíduos que desejam apoiar as ações de recuperação económica iniciadas pelo Estados da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA).

De acordo com o relatório divulgado pela agência UMOA-Titres, a que teve acesso Mercados Africanos, mais de 100 mil milhões de FCFA foram subscritos, representando uma taxa de cobertura de 346% do valor leiloado. Esta operação do Togo no mercado financeiro regional gerou uma forte mobilização de investidores togoleses, do Benim e do Burquina Fasso.

Com este empréstimo, o país acumula um total de 124 mil milhões de FCFA arrecadados no mercado UMOA-Titres e de acordo com a sua Lei das Finanças de 2022, o Togo planeia mobilizar 550 mil milhões de FCFA este ano (2022) para financiar o seu orçamento.

Recordamos que a Agência UMOA-Titres (“AUT”) apoia os Estados-Membros a obter nos mercados de capitais os recursos necessários para financiar as suas políticas de desenvolvimento económico, a custos controlados.

 

O que achas dos UMOA-Titres? São uma boa alternativa aos Eurobonds? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Togo arrecadou mais 41,250 milhões de euros

Imagem: © 2021 Francisco Lopes-Santos 
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.