Togo obtém 100M de dólares da IDA.

Segundo parece o chamado Roteiro Togo 2025 do governo, está a avançar e tem vindo a interessar investidores e instituições financeiras internacionais.

O Banco Mundial anunciou nesta passada quinta-feira, 31 de Março de 2022 a atribuição ao Togo de um financiamento de 100 milhões de dólares (cerca de 59,4 mil milhões de FCFA) através da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA na sua sigla em inglês).

Estes recursos devem apoiar o país a sustentar a sua agenda de crescimento inclusivo e reformas tributárias, segundo noticia dada pelo Togo First.

Este desembolso, que é a segunda operação de uma série programática de apoio à política de desenvolvimento, também permitirá ao país melhorar a sustentabilidade financeira e a prestação de serviços nos setores de energia e água.

Mais concretamente, trata-se de um fundo de apoio a medidas destinadas a aumentar a receita fiscal, a eficiência das despesas de investimento e o reforço da gestão e transparência da dívida pública.

É também o apoio à gestão sustentável dos recursos hídricos e à melhoria do acesso a este recurso por parte dos mais vulneráveis, através do apoio a medidas relativas à viabilidade financeira do serviço público de água.

Na componente Energia, o orçamento será utilizado para melhorar o desempenho financeiro da Compagnie Energie Electrique du Togo (Companhia de Energia Elétrica do Togo).

De acordo com o IDA o desembolso é motivado pelos “progressos significativos relativos à mobilização de recursos internos” realizados nos últimos anos pelo governo do país, de acordo com o seu Roteiro Togo 2025.

Refira-se que já em agosto de 2021, a instituição financeira havia aprovado um desembolso de 60 milhões de dólares para apoiar a educação no país, nomeadamente a implementação do “Projeto de Melhoria da Qualidade e Equidade” do Ensino Básico.

 

O que achas destes investimentos? O Togo terá capacidade para os aproveitar? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2021 The World Bank Group
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.