Togo prevê crescimento económico de 6,1% em 2022.

Os deputados do Togo aprovaram a 28 de Dezembro de 2021, por unanimidade, o OGE de 2022, que equilibra recursos e despesas num montante de 1.779,2 mil milhões de FCFA, uma subida de 4,5% em relação à lei de finanças corretivas de 2021.

O texto prevê um crescimento económico de 6,1%.

A este nível, Lomé pretende atingir um crescimento real próximo de 7% até 2025, e com uma taxa de inflação abaixo do limiar de 3% ao longo de todo o período, graças ao desempenho económico esperado e aos esforços de reorganização das finanças públicas.

Além disso, espera o ministro da Economia e Finanças, Sani Yaya, o perfil dos indicadores macroeconómicos e orçamentais deve melhorar, nomeadamente os relativos ao saldo orçamental, a massa salarial em relação às receitas fiscais e à taxa de pressão fiscal.

A Lei das Finanças consagra ainda o alargamento da base tributável, o reforço das medidas de controlo e combate à fraude e evasão fiscais, a simplificação dos procedimentos fiscais e outras medidas destinadas a reduzir a carga fiscal.

Para 2021, a taxa de crescimento económico do Togo foi estimado em 5,3%, cum aumento de 1,8% em relação a 2020.

Recorde-se que tal como Mercados Africanos tinha noticiado A S&P Global Ratings confirmou no final de outubro 2021 as notas de crédito soberano de curto prazo e de longo prazo em “B/B” para o Togo com perspetiva estável.

A agência disse na altura que a perspetiva estável refletia a visão de que Togo continuará a implementar reformas económicas estruturais, levando a uma melhora gradual no desempenho económico e fiscal.

Além disso, a instituição de notação creditícia enfatizou que embora o PIB per capita do Togo se mantenha baixo, mas as reformas económicas e os investimentos em infraestruturas essenciais apoiam as perspetivas de crescimento.

De acordo com as previsões da S&P, o crescimento retornará à sua taxa média pré-pandemia de 5,5% em 2022-2024.

 

O que pensas disto? O Togo está no bom Caminho? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.