TOP Universidades mundiais “lutam” por jovem nigeriana.
Victory Yinka-Banjo frequentou as escolas de Princeton em Surulere, Lagos.
Os seus pais são Chika Yinka-Banjo, professora sénior da Universidade de Lagos, e o empresário Adeyinka Banjo.
Esta adolescente nigeriana Victory Yinka-Banjo recebeu a oferta de mais de 5 milhões de dólares em bolsas de estudos para um programa de graduação nas principais universidades dos EUA.
As ofertas vieram das prestigiosas universidades da Ivy League, como Yale, Princeton, Harvard e Brown.
“Ainda parece bastante inacreditável. Candidatei-me a tantas escolas porque nem pensei que qualquer uma delas me aceitaria”, disse Victory, que quer estudar biologia computacional, à CNN.
De acordo com a CNN, Victory também recebeu ofertas de bolsas de estudos dos não menos prestigiosos Massachusetts Institute of Technology (MIT), da Stanford University, da Johns Hopkins University e da University of Virginia.
No Canadá, a Victory recebeu a bolsa Lester B. Pearson da Universidade de Toronto e a bolsa Karen McKellin Líder Internacional do Amanhã (KMILOT) da Universidade de British Columbia.

“Os processos de admissão destas universidades são extremamente seletivos”, acrescentou Victory.
“Eles só aceitam o melhor do melhor. Então, pode-se imaginar como se sinto, no dia-a-dia, quando me lembro que realmente entrei nessas escolas. É surreal!”
A vitória alcançou proeminência nacional no final de 2020, depois de ter obtido a nota A no Exame para o Certificado de Escola Sénior da África Ocidental (WASSCE).
Meses antes, a adolescente nigeriana já tinha sido classificada como a “Melhor do Mundo” em inglês como segunda língua pelo Exame Internacional da Universidade de Cambridge (CIE), ao obter 6 pontos no exame Cambridge IGCSE.
Ela também pontuou 1540 de um possível 1600 no SAT (Scholastic Assessment Test), exigido para admissão nas universidades dos EUA.
Victory disse à CNN que estes resultados, notáveis, são fruto de um trabalho árduo.
“Eles fizeram-me sentir muito orgulhosa do trabalho árduo que coloquei em várias áreas da minha vida ao longo dos anos. Estou lentamente a começar a perceber que os mereço”, disse ela.
A adolescente comentou que as suas múltiplas ofertas de bolsa de estudos “fizeram-me ter uma postura mais firme, sorrir mais e congratular-me com mais frequência”.
Victory disse que espera estudar Biologia Computacional.