Trump nunca visitou o continente, mas chamou as nações africanas de “países de merda” em 2018 e também fez comentários rudes sobre os imigrantes da Nigéria para os EUA.

Importa recordar que quando Trump expressou o seu desprezo pela África com um palavrão, o agora reeleito presidente do Gana, Akufo-Addo respondeu: “Não aceitaremos tais insultos, mesmo de um líder de um país amigo, não importa o quão poderoso seja”.

Se os atuais líderes do continente permaneceram mudos sobre os eventos de quarta-feira (07/01) em Washington, o ex-presidente nigeriano Goodluck Jonathan deu uma réplica severa a Trump. “Este é um episódio semelhante ao que aconteceu na Nigéria durante a transição de Buhari”, referindo-se à transferência de poder de Goodluck Jonathan para o atual presidente Muhammadu Buhari.

Os africanos médios estão a olhar e responder ao caos no Capitólio dos Estados Unidos com ironia, sarcasmo e humor. Trump começou a ser tendência no Twitter em lugares como Nigéria, África do Sul e Quénia, à medida que a plataforma bloqueava o presidente dos EUA e foram incapazes de resistir a divertirem-se um pouco às custas do presidente dos EUA, escreve a AllAfricanews

“Trump deveria apenas tirar a máscara e dizer-nos de que país africano é ele”, comentou um usuário do Twitter na Zâmbia.

Alguns nigerianos traçaram paralelos com o que aconteceu em seu próprio país.

“Jonathan teve de sucumbir, pois não conseguiu nada mais do que finalmente concordar”, disse Sam’ana Ilyas ao DW Hausa.

Na África do Sul, Floyd Shivambu, vice-líder do partido Economic Freedom Fighters (EFF), Julius Malema, gerou discussões acaloradas depois de divulgar os seus pensamentos nas redes sociais.

“Vale a pena notar que quando Zuma fez algo semelhante antes de ser deposto, os militares da África do Sul manifestaram-se a favor da lei e da ordem”, escreveu o comentarista local Verashni Pillay.

No Zimbábue, os acontecimentos no Capitólio dos Estados Unidos significaram que de repente a polémica questão das sanções dos EUA de longa data e paralisantes contra o país levantassem ironia e muitos risos.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.