Tunísia investe 104 milhões de euros em estradas.

Este novo investimento da Tunísia, visa promover um sistema de transportes eficiente e sustentável capaz de desenvolver o comércio intra e inter-regional.

Visa igualmente assegurar uma maior acessibilidade às regiões prioritárias e aos principais centros de desenvolvimento do país, a fim de apoiar o crescimento e criar condições favoráveis ao emprego dos jovens.

O programa vai reabilitar e reforçar mais de 230 quilómetros de estradas classificadas nas províncias de Gafsa, Kairouan, Kasserine, Sidi Bouzid e Siliana.

Contribuirá também para a manutenção periódica de 1.000 quilómetros de estradas, parte dos quais será feita por 80 microempresas criadas para o efeito. Também apoiará o desenvolvimento de uma via com duas faixas de rodagem no RN2, ligando Enfidha a Kairouan.

Até 2026, esta nova operação contribuirá para uma melhor integração dos territórios, melhorando o acesso à rede rodoviária para 700.000 utilizadores.

Em média, irá reduzir o tempo de viagem no RN2 em mais de metade. Serão criados cerca de 1.800 novos empregos.

A Tunísia já modernizou mais de 70% da rede rodoviária classificada durante a última década.

Melhores estradas vão apoiar as exportações de empresas tunisinas para o mercado subsaariano que continuam baixas, 3% em 2018.

Um déficit que as empresas tunisianas querem diminuir sobretudo com a operacionalização da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).

Assim, o Centro de Promoção das Exportações (CEPEX), instituição pública tunisina que opera sob a tutela do Ministério do Comércio e da Indústria, lançou um concurso para empresas locais em todos os setores de atividade, com o objetivo selecionar 120 empresas para participar de um programa de capacitação para promoção dos seus produtos e desenvolvimento de exportações orientadas para o mercado africano.

O que pensas sobre isto? O aumento comércio entre os dois lados do Sahara é vantajoso? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.