Twist à Bamako: Atriz cabo-verdiana brilha em França.

Chovem elogios da crítica especializada para este primeiro papel, no filme Twist à Bamako, para aquela que até ao momento era, sobretudo, conhecida como manequim, Alice da Luz (Alícia da Luz Gomes).

Alice da Luz, é uma modelo francesa, de origem cabo-verdiana que tem agora, um dos papéis principais, a da jovem Lara, do novo filme Twist à Bamako de Robert Guédiguian que acaba de se estrear em França.

A tal ponto que Alice da Luz admite que doravante gostaria de passar o resto da vida a fazer cinema.

 

Um filme que versa sobre os primeiros anos da independência do Mali

O realizador de Twist à Bamako inspirou-se do trabalho do famoso fotógrafo Malick Sidibé, e reacende no filme a “febre” que tomou conta do Mali no início da década de 1960, quando o país acabava de conquistar a sua independência e um grupo de jovens idealistas, galvanizados por Modibo Keïta, o primeiro presidente, sonha com uma Estado socialista, mas que ao cair da noite, dança nas “boîtes” da capital, o “twist” vindo dos EUA e do Ocidente.

O filme capta em toda a sua complexidade e contradições internas da época, projetadas na história numa história de amor, no contexto de 1962.

O romance passa-se entre Lara, que fugia de um casamento tradicional e forçado no meio rural e que na capital, Bamako, respira uma certa emancipação feminina e se apaixona por Samba.

Este, um jovem revolucionário comunista, mas de famílias de comerciantes abastados, não descura os ritmos do twist, logo a seguir à independência maliana.

Poderá o amor de Lara e de Samba resistir ao peso das tradições e da revolução socialista?

Eis o enredo da película rodada no Senegal e da qual é coprotagonista Alice da Luz, cujas experiências teatrais, em França e nos Estados Unidos, no âmbito de um intercâmbio com a cidade de Illinois, deram nas vistas.

O papel de Samba é tido por Stéphane Bak, também ele francês vindo da emigração, neste caso de ascendência congolesa.

Twist à Bamako um filme a não perder!

 

O que achas deste filme? Já o viste? Gostaste? Sim ou Não? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.