UA/EU: A Cimeira que Portugal falhou será realizada em 2022.

A UA/EU (União Europeia e União Africana) vão realizar uma cimeira em Bruxelas a 17 e 18 de Fevereiro de 2022, anunciou neste sábado, 30 de Outubro de 2021 o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

Nesse sentido o presidente francês Emmanuel Macron organizou neste sábado, 30 de Outubro 2021, um encontro informal entre chefes de Estado e organizações europeias e chefes de Estado e organizações africanas, no Palazzo Farnese, em Roma, à margem da Cimeira do G20.

O objetivo dessa reunião foi o de preparar a Cimeira UA/EU que terá lugar sob a Presidência francesa do Conselho da União Europeia, no primeiro semestre de 2022.

Com efeito, espera-se que a formação de uma nova parceria entre os dois continentes, baseada na reciprocidade, seja uma prioridade para a Presidência francesa.

Isto incluirá o aprofundamento da cooperação euro-africana em questões globais, mas também nas áreas da economia, mobilidade e segurança.

Esta parceria euro-africana poderá agora e numa nova perspetiva, desenvolver-se tendo por base a vitalidade das sociedades civis europeias e africanas, conforme ilustrado durante a Nova Cimeira África-França em Montpellier a 8 de Outubro de 2021.

Estiveram presentes nesse encontro Paul Kagame, Presidente da República de Ruanda, Félix Tshisekedi, Presidente da República Democrática do Congo e Presidente em exercício da União Africana, Moussa Faki, Presidente da Comissão da União Africana, Macky Sall, Presidente da República do Senegal, Cyril Ramaphosa, Presidente da República da África do Sul (estes dois últimos por videoconferência).

Também estiveram presentes, Angela Merkel, Chanceler da República Federal da Alemanha, Pedro Sanchez, Presidente do Governo do Reino da Espanha, Mark Rutte, Primeiro Ministro do Reino da Holanda, Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu, Ursula Van Der Leyen, Presidente da Comissão Europeia;

Recorde-se que a 29 de Outubro 2021, na véspera deste encontro com chefes de estado africanos, uma cimeira bilateral teve lugar entre Emmanuel Macron e o seu homólogo americano, Joe Biden.

Foi uma oportunidade para ambas as partes reafirmarem a sua determinação em aumentar a sua cooperação na região do Sahel e os Estados Unidos para comprometeram recursos adicionais e uma colaboração contínua com Estados e organizações africanas com o objetivo de apoiar uma abordagem abrangente e sustentável para esta região.

 

Ver Também:

Cimeira EU/UA em Bruxelas: As divergências

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.