Ucrânia: Corredor humanitário para refugiados.

À segunda ronda de negociações, realizada nesta terça-feira, 3 de Março de 2022, acordou-se com a criação de um corredor humanitário, e um cessar-fogo na região onde o mesmo for criado de forma a permitir retirar em segurança todas as pessoas, que assim o entendam, do senário de guerra.

Os negociadores russos afirmar que o seu país defendia e aprovava claramente a criação de um corredor humanitário para a saída de civis além e de um possível cessar-fogo nos locais em questão. Tendo essa premissa como base, foi fácil chegar-se a um acordo.

Estas negociações entre a Rússia e a Ucrânia ocorreram em Belovezhskaya Pushcha, na região bielorussa de Brest, na fronteira com a Polônia. O encontro deveria ter-se iniciado mais cedo, mas a “complexidade da logística do lado ucraniano” levou a um atraso considerável.

Houve um entendimento claro, da parte russa, na mesa de negociações, especialmente sobre o corredor humanitário, porém ,do lado ucraniano, como seria de se esperar, levaram algum tempo para refletir sobre as propostas e para efetuarem consultas com Kiev.

A Rússia é clara. Deseja a desmilitarização total da Ucrânia e o reconhecimento oficial da soberania russa sobre a península da Crimeia bem como da independência de Luhansk e Donetsk e que a Ucrânia se mantenha “neutra” em relação à NATO.

Devido à complexidade das negociações, e de apenas se ter concordado com um corredor humanitário, o presidente ucraniano Volodmir Zelenski afirmou querer realizar negociações com Vladimir Putin cara a cara, afirmando “tenho de falar com Putin porque esta é a única forma de parar esta guerra” e acrescentou, “estou aberto e disposto a abordar todos os problemas com o presidente Putin”.

 

O que achas de só se ter concordado com um corredor humanitário? Será que Zelenski e Putin se sentarão à mesa das negociações? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Racismo na fronteira é a vergonha da Ucrânia

Imagem: © 2022 Maxim Guchek / Belta / EPA
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.