O aumento das transações financeiras dentro da UEMOA foi apoiado por uma medida regulatória de abril de 2020 incentivando a promoção de pagamentos eletrónicos, devido ao covid-19.

As transações financeiras realizadas durante o ano de 2020, via telemóvel atingiram um montante de CFAF 34.914,8 bilhões (63 mil milhões de dólares).

Este montante é 37,1% superior aos 25.470,8 bilhões de FCFA (45,9 mil milhões de dólares) obtidos em 2019.

Não é surpresa que a Costa do Marfim, que conta com 7 instituições de moeda eletrónica das 12 existentes na UEMOA, é o primeiro país em valor das transações realizadas via telemóvel em 2020.

Seguem-se, respetivamente, o Burkina Faso, Senegal, Mali e Benim.

As operações de recarga de carteira eletrónica (depósito de dinheiro em carteira eletrônica), saque de dinheiro, transferências pessoa a pessoa e recarga de telefone representaram em volume e valor, respetivamente, 89, 6% e 82,7% do total das transações realizadas em 2020.

Depósito de dinheiro em carteira, saque, transferência pessoa a pessoa e transferência intra-UEMOA foram os 4 serviços financeiros móveis mais solicitados pelos usuários.

Este aumento nas transações móveis foi parcialmente suportado a nível regulatório por um aviso emitido a 1 de abril de 2020 promovendo os pagamentos eletrónicos, devido ao contexto de pandemia e à necessidade de limitar os contactos para conter a propagação da doença.

Criada em 10 de janeiro de 1994 em Dacar, a União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) tem como objetivo primordial a construção, na África Ocidental, de um espaço económico harmonizado e integrado, no qual seja garantida a total liberdade de movimento de pessoas, capital, bens, serviços e fatores de produção, bem como o gozo efetivo do direito de exercício e estabelecimento para as profissões liberais e de residência dos cidadãos em todo o território comunitário.

Oito estados costeiros e do Sahel, ligados pelo uso de uma moeda comum, o Franco CFA e beneficiando de tradições culturais comuns, formam a UEMOA: Benim, Burquina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo.

A UEMOA cobre uma área de 3.506.126 quilómetros quadrados e tem 123,6 milhões de habitantes.

Órgão supremo, a Conferência dos Chefes de Estado e Governo, define as orientações gerais da política da União. Reúne-se pelo menos uma vez por ano, em sessão ordinária.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.