Uganda aumenta o processamento de café.

A empresa agroalimentar Uganda Vinci Coffee vai instalar uma fábrica de processamento de café na zona industrial e comercial de Namanve, localizada na capital Kampala.

O acordo que confirma a implementação do projeto foi assinado nesta quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2022, por Matia Kasaija, ministra das Finanças e Enrica Pinetti, presidente do Conselho de Administração da empresa.

A unidade terá uma capacidade inicial de processamento de 27 mil toneladas de café, que será ampliada para 60 mil toneladas. A previsão é que as obras comecem dentro de um ano.

Com este projeto, a empresa pretende criar 246 postos de trabalho e aumentar o valor acrescentado no setor.

 

A produção de Café

Embora seja o segundo maior produtor africano de café, depois da Etiópia, e quinto mundial, o Uganda ainda exporta quase 95% do seu café na forma não processada, o que contribui para reforçar a dependência do país das flutuações do mercado internacional.

Uganda é um dos principais do mercado de café. Embora seja atualmente o principal exportador africano e o 5º do mundo, as autoridades pretendem agora iniciar a mudança de transformação.

O café gera 25% das receitas de exportação de divisas de Uganda

 

O setor cafeeiro na época 2020/2021

De acordo com dados divulgados pela Autoridade de Desenvolvimento do Café do Uganda (UCDA), o país exportou entre outubro de 2020 e Setembro de 2021, um volume recorde de 6,49 milhões de sacas de café (1 saca = 60 kg).

Esse patamar, 21% acima do resultado da campanha anterior, gerou receitas de 630 milhões de dólares (+ 23%).

De forma mais geral, o setor cafeeiro no Uganda, viveu na época de 2020/2021, a sua melhor temporada em 30 anos o 4º maior exportador de café do mundo, à frente da Indonésia que exportou 6,46 milhões de sacas durante a referida temporada, segundo dados do USDA, mas ainda permanece atrás do grupo da frente formado pelo Brasil, Vietname e Colômbia.

 

O que achas disto? Estes investimentos fazem sentido? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”

 

Ver Também:

Conheça o Povo Karamojong do Uganda

close
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.