O Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, propôs a nomeação de Adewale Adeyemo como Secretário Adjunto do Tesouro em 1 de dezembro de 2020. Se o Senado confirmar isso no final da sua audição após a tomada de posse do Presidente eleito, será o primeiro afro-nascido a ocupar o cargo.

Wally foi um antigo conselheiro económico do ex-Presidente Barack Obama e trabalhou comJanet Yellen, ex-presidente da Reserva Federal. A equipa de transição de Joe Biden disse que as pessoas selecionadas para posições económicas de alto nível e ajudariam a “tirar a América da atual recessão e a reconstruir melhor”.

A nomeação de Adeyemo faz parte da criação do gabinete de Biden, que deverá ser anunciada em breve.

Nascido na Nigéria em 1981, Adewale Adeyemo passou toda a sua adolescência e juventude no estado da Califórnia. Licenciou-se na Universidade da Califórnia em Berkeley, antes de frequentar a Faculdade de Direito de Yale para formação jurídica.

Adeyemo trabalhou pela primeira vez como editor do Projeto Hamilton, depois como conselheiro sénior e vice-chefe de gabinete de Jack Lew para o Departamento de Finanças dos EUA, antes de começar a trabalhar sob a administração Obama. Em seguida, serviu como negociador-chefe para a Parceria Trans-Pacífico e foi também o primeiro chefe de gabinete do Gabinete de Proteção Financeira dos Consumidores, sob a liderança de Elizabeth Warren.

Em 2015, foi nomeado Conselheiro Adjunto de Segurança Nacional para a Economia Internacional e Diretor Adjunto do Conselho Económico Nacional. Tornou-se então o primeiro presidente da Fundação Obama.

O advogado próximo do partido Democrata será o adjunto do secretário do Tesouro que entre outras funções estão o comando da bolsa norte-americana e da definição da política económica financeira e monetária dos Estados Unidos. É um pilar do Departamento de Finanças dos EUA durante a era Biden.

Na verdade, o advogado Adewale, assim que a sua nomeação foi anunciada, enquanto se aguarda a aprovação do Senado, escreveu no Twitter: “Como Secretário Adjunto do Tesouro, estou ansioso por ajudar a reconstruir a nossa economia.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.