Um dos líderes africanos de Fintech, a Nigéria, vai finalmente ter 5G

De acordo com vários relatórios de empresas especializadas em tecnologia ou inteligência de negócios, a 5G tem o poder de aumentar a produtividade. Na Nigéria, onde o seu lançamento sofreu alguns atrasos devido ao Covid-19, as coisas estão prestes a mudar.

O governo da Nigéria lançará o 5G em breve, foi, pelo menos,o que disse o Ministro das Comunicações e Economia Digital, Isa Pantami, em Abuja neste domingo, 22 de agosto 2021, no Fórum organizado pela Agência de Notícias da Nigéria (NAN).

Durante o encontro, revelou que a política nacional relativa a esta tecnologia móvel já está 95% concluída e que esta vai definir o marco regulatório e técnico da sua utilização.

“Quero assegurar-lhes que a rede de comunicações 5G está em andamento”, disse Isa Pantami, que indicou que as discussões entre o ministério e a Comissão de Comunicações da Nigéria (NCC) estão em andamento para o espectro de frequência.

“A partir deste espectro, o NCC será capaz de dar às operadoras móveis o sinal de partida para iniciar a implantação da sua rede […] Fui à Assembleia Nacional, eles também endossaram a implantação do 5G”, continuou o Ministro nigeriano das Comunicações e Economia Digital.

A Nigéria pode, finalmente, preparar-se com calma para o lançamento do 5G porque conseguiu acalmar e convencer as instâncias e pessoas que tomam decisões sobre essa tecnologia.

Embora incrível que pareça em abril de 2020, com a multiplicação dos casos de Covid-19 no país, mensagens apresentando a5G como fonte da doença inundaram as redes sociais, gerando medo e rejeição à tecnologia por parte da população.

Foram necessários vários meses de investigação por parte do comité do Senado encarregado de saúde, comunicações, ciência, tecnologia e crimes cibernéticos para tranquilizar as pessoas, mas também as instancias de decisão, sobre a segurança do 5G e continuar o trabalho na sua introdução no país.

No seu relatório “5G na África Subsaariana: lançar as suas bases”, a GSMA acredita que a 5G pode permitir que tecnologias novas e existentes, como inteligência artificial (IA) e a Internet das coisas (IoT), ” tenham um papel de transformador e de impacto nos processos de negócios, ajudando a aumentar a produtividade e a eficiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.