Após vários anos de insistência, Israel recebeu o estatuto de observador na União Africana (UA), informou a Agência France Press (AFP) nesta quinta-feira, 22 de julho 2021.

No mesmo dia, o Embaixador de Israel, em Addis Abeba, Aleli Admasu, apresentou suas credenciais ao Presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, de acordo com declarações da UA e da diplomacia israelita.

Para o ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, “isto corrige uma anomalia que já dura há quase duas décadas e é uma parte importante do fortalecimento das relações externas de Israel”.

A AFP recordou que Israel mantém relações com 46 países africanos. Também possui parcerias e cooperação em diversas áreas, como comércio. Israel tinha tido o estatuto de observador na OUA até 2002, quando o órgão se tornou a UA. A Palestina já goza do mesmo estatuto e conta com apoio significativo na questão do conflito israelita-palestino.

Em maio passado (2021), Moussa Faki “condenou veementemente” os “bombardeios” israelitas na Faixa de Gaza, mas também “as ações do exército incluindo os despejos ilegais, contínuos e forçados de palestinianos das suas casas em Jerusalém Oriental (…) em flagrante violação do direito internacional”.

A agência noticiosa francesa acrescentou ainda que o Presidente da Comissão sublinhou, no seu comunicado de quinta-feira, 22 de julho 2021, que a UA “foi muito clara sobre a sua posição segundo a qual, na questão da Palestina e de Israel, é necessária uma solução de dois Estados para uma coexistência pacífica”.

“Este é um dia de celebração para as relações entre Israel e a África”, disse o ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, num comunicado.

“Este feito diplomático é fruto do esforço da divisão africana do Ministério das Relações Exteriores, e das embaixadas de Israel no continente”, sublinhou ele.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.