Vacinas: flexibilização das patentes.

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala, celebrou o avanço entre quatro membros da OMC sobre a flexibilidade no uso de patentes para produção de vacinas contra a Covid-19.

Estados Unidos, União Europeia, Índia e África do Sul esboçaram um acordo inicial sobre o assunto; detalhes estão pendentes; decisão precisa de consenso entre os 164 membros da Organização Mundial do Comércio e as consultas internas ainda estão em andamento.

 

Consenso

A chefe da OMC afirmou que, embora este seja um grande passo e resultado de muitas horas de negociações ainda é necessário encontrar o consenso entre os 164 membros da entidade.

A ex-ministra das finanças da Nigéria e VP do Banco Mundial, Ngozi Okonjo-Iweala afirmou que esse trabalho deve começar imediatamente e que a sua equipe já está em ação para chegar a um acordo o mais rápido o possível.

O esboço do acordo confirma uma renúncia temporária de certas obrigações do Acordo Trips, que adota padrões rigorosos de proteção de patentes, em resposta à pandemia.

Assim, a líder da OMC afirma que vai trabalhar em conjunto com a embaixadora de Serra Leoa, Lansana Gberie, presidente do Conselho Trips, para chegar a um acordo completo para se conseguir ter vacinas mais baratas.

Até ao momento, a Organização Mundial da Saúde afirma que mais de 5 mil milhões de pessoas já receberam pelo menos uma dose da vacina. A lacuna entre os países continua grande, especialmente em alguns países africanos que ainda não alcançaram a ter 10% de sua população vacinada.

 

O que achas disto? As vacinas assim, vão ficar mais acessíveis? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Fábrica “gigante” produz vacinas para África

Imagem: © 2020 Zambranas / Shutterstock

Artigo publicado originalmente em ONU NEWS.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.