As vendas de café ruandês na China, através de plataformas online pertencentes ao gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba, aumentaram 400% em 2020, segundo informações do próprio Alibaba.

Desde 2018, diferentes marcas de café ruandês estrearam-se no mercado online chinês.

Isso foi possível graças à Electronic World Trade Platform (eWTP), e um acordo assinado entre o Ruanda e a empresa de comércio eletrónico em 2018, que visa abrir portas para que pequenos negócios em África participem do comércio eletrónico e possam vender os seus produtos no mercado chinês.

O aumento nas vendas de café ruandês na China demonstrou a popularidade das exportações ruandesas entre os consumidores chineses.

Embora o Alibaba não tenha divulgado detalhes dos volumes, o periódico ruandês , The New Times conversou com a Rwanda Coffee Company, produtora do Gorilla Coffee, uma das três marcas que se vendem na China, para ter uma ideia das vendas realizadas em 2020 e divulgou que a marca tinha vendido mais de 7,2 toneladas em 2020.

Em declarações ao The New Times, David Ngarambe, presidente-executivo da Rwanda Coffee Company, disse que estes números ainda são modestos, mas observou que este tipo de aumento é promissor, pois a marca procura construir uma maior visibilidade no movimentado mercado online chinês.

Ele atribuiu o aumento das vendas a duas sessões de transmissão ao vivo realizadas pelo Alibaba na China para promover o café de Ruanda. “Esses dois eventos de transmissão ao vivo aumentaram a visibilidade e o reconhecimento de nossa marca na China”, disse ele.

Os dois eventos ocorreram em janeiro e maio de 2020. Durante os eventos, milhares de consumidores chineses conheceram o café de Ruanda. Num dos eventos ocorridos em maio, assistiram mais de 10 milhões de pessoas e cerca de 1,5 tonelada de grãos de café torrado ruandês foram vendidas em segundos.

“Os números ainda são pequenos, mas o crescimento está aí. A tendência é positiva. O potencial está aí –  e é enorme na verdade”, disse ele.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.