Uma delegação da Associação Bancária Congolesa (ACB) entregou ao Primeiro-Ministro da RDC  Jean-Michel Sama Lukonde , esta segunda-feira 31 de maio, um cheque de 500 mil dólares, destinado a ajudar as populações afetadas de Goma, cidade localizada no leste do país, na sequência dos enormes danos humanos e materiais causados ​​pela erupção do vulcão Nyiragongo, tal como Mercados Africanos tinha noticiado.

Este gesto vem em seguimento ao apelo lançado a 29 de maio, uma semana após a tragédia, pelo presidente Félix Tshisekedi.

As estimativas disponíveis até o momento indicam que cerca de 450.000 pessoas fugiram da cidade e precisam de assistência humanitária urgente. Quase 120.000 delas chegaram à cidade vizinha de Sake, enquanto cerca de 8.000 pessoas cruzaram a fronteira com Ruanda.

A maioria dos deslocados está atualmente hospedada em famílias anfitriãs, enquanto outros encontraram abrigo em igrejas e escolas superlotadas. Pessoas com necessidade urgente de abrigo e necessidades básicas como colchões, cobertores e conjuntos de utensílios de cozinha.

A ajuda, que deverá ser utilizada para cobrir as necessidades urgentes dos afetados pela erupção, que necessitam de medicamentos, rações alimentares, tendas, cobertores e água potável para evitar o surgimento de epidemias.

Recorde-se que o vulcão Nyiragongo  ̶  um dos mais ativos do mundo  ̶  localizado nas montanhas Virunga cerca de vinte quilómetros ao norte da cidade de Goma e do Lago Kivu, entrou em erupção na noite de sábado, 22 de maio 2021 na província de Kivu do Norte (leste da República Democrática do Congo), 19 anos depois de 17 de maio 2002 e levou milhares a abandonarem as suas casas e provocou centenas de mortos.

Embora a lava não tenha atingido a cidade, centenas de casas na sua periferia foram destruídas ou reduzidas a cinzas, segundo as autoridades provinciais.

Parte das Montanhas Virunga, é um dos vulcões do ramo ocidental do Grande Vale do Rift e está incluído no Parque Nacional de Virunga.

O Vulcão Nyiragongo está localizado próximo à fronteira com o Ruanda a sudeste, rodeado pelo lago Kivu, pela cidade congolesa de Goma e pela cidade ruandesa de Gisenyi ao sul, pelo vulcão Nyamuragira a norte e pelos vulcões Karisimbi e Mikeno, a leste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.