ZCLCA: Reino Unido investe 46M de dólares.

A ZCLCA, Zona de Comércio Livre Continental Africana, vai receber um investimento de 46 milhões de dólares do Reino Unido, para apoiar a sua implementação.

 

O objectivo

Apesar de ainda não estar totalmente operacional, a ZCLCA atrai cada vez mais investidores que desejam aproveitar a oportunidade que ela oferece. Para tal, beneficia de diversos financiamentos que visam a sua efetivação.

Entre eles, o Reino Unido financiará um programa para apoiar a implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), no valor de 45,9 milhões de dólares.

O anúncio foi feito pelo Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido, por meio de um comunicado de imprensa divulgado na terça-feira, 29 de março 2022.

 

O apoio

Este apoio do governo do Reino Unido virá através de seus parceiros no continente, incluindo TradeMark East Africa (TMEA) e Overseas Development Institute (ODI). Destina-se a facilitar o comércio e a implementação de políticas comerciais.

Para as empresas do Reino Unido, a implementação efetiva da ZCLCA:

“Removerá barreiras ao acesso ao mercado criando um único mercado continental. Isso tornará mais fácil e lucrativo para as empresas britânicas exportarem bens e serviços para os 54 estados africanos”.

“Este financiamento irá promover parcerias de longo prazo entre os países africanos e ajudar a tornar o continente mais próspero e verde”.

Disse a Ministra para África do Reino Unido, Vicky Ford.

O anúncio desta subvenção surge no momento em que Wamkele Mene, secretário-geral da ZCLCA, está em missão a Londres “para discutir como o Reino Unido pode alargar a sua ação como parceiro estratégico na zona”.

Quando estiver totalmente operacional, a ZCLCA constituirá um mercado potencial de 1,3 mil milhões de pessoas e um PIB acumulado de 3,4 triliões de dólares e estimulará o crescimento económico e reduzirá a pobreza por meio da industrialização e da criação de empregos.

 

Nota:

Refira-se que o grupo British Investment International (BII) anunciou também, em parceria com as restantes instituições financeiras de desenvolvimento (IFD) do G7, investimentos de um montante mínimo de 80 mil milhões de dólares no sector privado africano, nos próximos cinco anos.

 

O que achas deste interesse na ZCLCA? Este projeto não está a levar demasiado tempo a ser implementado? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

BAD: 7 mil milhões em apoio à Zona de Comércio Livre Africana (ZCLCA)

Imagem: © Euronews
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.